A Rede de Segurança das Vacinas é uma rede mundial de sites, criada pela Organização Mundial da Saúde, que apresenta informações confiáveis sobre a segurança das vacinas.

Devido ao sucesso da imunização, algumas doenças não são mais vistas como ameaças. Alguns grupos chegaram a questionar a utilidade da vacinação, apesar do seu sucesso comprovado no controle de doenças. Nos últimos anos, foram criados vários sites na Internet que apresentam informações tendenciosas, enganosas e alarmantes sobre a segurança das vacinas, o que pode causar medos indevidos, principalmente entre pais, mães e pacientes.

Em 2023, a OMS iniciou o projeto da Rede de Segurança das Vacinas (RSV), em reconhecimento aos problemas mencionados e a pedido de governos e organizações não governamentais importantes e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A RSV é uma rede que inclui um grupo diversificado de recursos de informações digitais (sites e redes sociais). Os membros da RSV estão localizados em países do mundo inteiro e apresentam informações de base científica em vários idiomas sobre a segurança das vacinas.

Um dos principais participantes do projeto é o Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas (GACVS, na sigla em inglês), criado pela OMS em 1999 para responder de maneira rápida, eficiente e com rigor científico a questões sobre a segurança de vacinas de potencial importância mundial. Visite a página web do GACVS

No início do projeto, o GACVS desenvolveu quatro categorias de critérios de boas práticas de informação – relacionadas à credibilidade, ao conteúdo, à acessibilidade e ao design – que os recursos digitais que apresentam informações sobre a segurança das vacinas devem cumprir. A OMS avalia esses recursos eletrônicos quanto ao cumprimento desses critérios.

Missão

A Rede de Segurança das Vacinas é uma iniciativa da OMS cujo objetivo é ajudar os usuários da internet a encontrar informações confiáveis sobre a segurança das vacinas.

Visão

A Rede de Segurança das Vacinas se empenha em garantir a existência de informações confiáveis, claras e baseadas em evidências sobre a segurança das vacinas na internet que possam ser prontamente encontradas por todas as pessoas.

Objetivos

Facilitar o acesso fácil a informações confiáveis, claras e baseadas em evidências sobre a segurança das vacinas para usuários da internet, independentemente de sua localização geográfica e idioma.

Colaborar em âmbito internacional para aumentar a conscientização sobre as vacinas, reduzir a hesitação vacinal e aumentar a confiança nas vacinas:
- buscando entender melhor as necessidades, os comportamentos e as preferências dos usuários da internet
- apresentando informações confiáveis e adaptadas às necessidades dos usuários
- divulgando informações sobre a segurança das vacinas por meio de diversos canais digitais

/sites/default/files/fields/field-block-bg-url/annie-spratt-608002-unsplash_2.jpg

Sobre o Portal da RSV

O Portal da RSV é de propriedade da Organização Mundial da Saúde e é administrado pela Secretaria da Rede de Segurança das Vacinas. Ele se beneficia da orientação do Grupo Consultivo da RSV. O portal da RSV é patrocinado por subsídios da OMS e de seus parceiros e é independente do setor farmacêutico. A área publicamente disponível do portal da RSV consiste em uma coleção de recursos disponíveis nos sites dos membros.

O objetivo do Portal é compartilhar os muitos recursos úteis dos membros da RSV e disponibilizá-los ao público, aos profissionais de saúde e aos formuladores de políticas.

O portal também contém uma seção exclusiva para membros da RSV. Essa seção do portal tem como objetivo facilitar a troca de conhecimentos e a colaboração entre os membros da RSV.